Sexta-feira, Abril 12, 2024

CAROLINA CERQUEIRA DESTACA O PAPEL DOS PARLAMENTOS NA DEMOCRACIA

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, destacou, ontem, em Lisboa, o parlamentarismo como “a voz dos eleitores a ecoar na casa da democracia”.

Por: apostolado
0 comentário

“É um barulho por vezes ensurdecedor, mas sempre necessário, para que tudo mude em melhor direcção, sobretudo a vida das pessoas, o processo de desenvolvimento das sociedades e dos países”., disse Carolina Cerqueira, ao discursar na sessão comemorativa do Dia Internacional do Parlamentarismo, que decorreu na sede do Parlamento português.

Acompanhada pela embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira e por um grupo de deputados de partidos com assento no Parlamento, Carolina Cerqueira considerou, ainda, o parlamentarismo  a voz da representatividade política na “diversidade, no debate político gerador de perspetivas de novas ideias, de melhores abordagens e do diálogo e da concertação, concorrendo todos estes ingredientes para a solidez da democracia parlamentar”.

Carolina Cerqueira realçou a rápida e a necessária adaptação das funções parlamentares à evolução social, que acompanha os parlamentares, assim como as dificuldades inerentes e muitas vezes desconhecidas por que passa a descodificação dos discursos na casa das leis.

“Urge trabalharmos todos na sua tradução para que tenhamos uma versão entendível, que deve ser ao mesmo tempo fiel, mas fluída, integrada, mais formal, genuína, publicável e, sobretudo, escrutinável”, disse.

A presidente do parlamento angolano reconheceu que “seria muito injusto não assinalar a evolução da forma de Governo que pensa nas pessoas, nas mulheres e nos homens, que desde sempre se dedicaram a manter a democracia viva, através de actos e palavras proferidas em plenário, ouvindo-as, debatendo-as e imortalizando-as em ideias e posteriormente em acções relevantes”.

Para a Presidente do Parlamento angolano, “a igualdade de género materializa-se com desenvolvimento económico e social a par de uma nova cultura de pleno respeito pela pessoa humana e pela sua plena realização pessoal e profissional”.

A concluir a sua intervenção, Carolina Cerqueira disse contar com a presença de todos, em Outubro, em Luanda, na 147ª Assembleia da União Parlamentar Mundial. O evento, segundo Carolina Cerqueira, será uma oportunidade para  aprofundar o debate político sobre os progressos e principais dificuldades do parlamentarismo contemporâneo e seus inúmeros desafios, em particular a promoção e preservação da paz e dos seus impacto na vida das populações de todo o mundo”.

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies