Mais de 1.500 autocarros de marca Yutong foram importados da cidade de Zhengzhou, República Popular da China, para Angola, entre 2019 e 2025.
Além de autocarros, foram, ao longo do mesmo período, importados, igualmente mini-autocarros, carrinhas e acessórios diversos.
Os dados foram divulgados, esta quarta-feira, na cidade de Zhengzhou, pela apresentadora do Grupo Yutong, à margem da visita que o grupo de jornalistas de Angola, Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe efectuaram àquela gigante de fabricação de autocarros na Ásia, no âmbito da formação sobre “Desenvolvimento e Cooperação de Mídia em Países de Língua Portuguesa”, que decorre de 14 deste mês de Outubro a 2 de Novembro.
Na ocasião, Wi Huihiui informou que o Grupo Yutang, fundado em 1963, tem estado a exportar autocarros para todos os continentes do mundo (América, Ásia, Europa e África e ao longo dos últimos anos, fez saber, já exportou mais de 600 mil autocarros para 60 países, com os principais mercados a serem Angola e Moçambique.
Em 2025, o grupo fabricou 46.918 unidades e até Setembro deste ano já exportou 10.742 veículos, lembrando que em 2024 foram vendidos 65.236 unidades, entre autocarros, camiões e viaturas ligeiras equipados para o serviço de limpeza, o que representa 10 por cento da quota global do mercado.
Por seu turno, explicou que a primeira fábrica Yutong foi criada, em 1963, mas apenas em 2012 é que se intensificou a produção de autocarros de alta qualidade e inteligência. Fonte: JA