O reforço da cooperação entre Angola e o Brasil, no sector produtivo, tendo como âncora o empresariado privado, consta das decisões tomadas pelos Presidentes João Lourenço e Luis Inácio Lula da Silva, durante o encontro de domingo, no Rio de Janeiro, que serviu para os países relançarem a relação bilateral a todos os níveis.
No encontro, realizado no Forte de Copacabana, à margem das reuniões da Cimeira do G20, os estadistas abordaram questões concretas ligadas à agenda global, cooperação nos domínios da formação na área da Saúde, Indústria Farmacêutica, Agricultura, Agroindústria, Recursos Minerais, Energia (electrificação e extensão da linha de média tensão) e ao sector Financeiro.
Os dois Chefes de Estado abordaram, ainda, a cooperação no domínio da Defesa, em particular na Marinha de Guerra, no quadro do Atlântico Sul.
Na ocasião, o Presidente João Lourenço convidou os empresários brasileiros a investirem em Angola, a julgar pela existência de um ambiente de negócios mais atractivo.
Para o estadista brasileiro, Lula da Silva, a concretização do encontro bilateral marca o relançamento da relação entre os dois países, de forma mais consistente, intensa e vigorosa, para compensar o longo período de inércia entre os dois povos irmãos.
Fonte: JA