Quarta-feira, Janeiro 21, 2026

RELATÓRIO DA ONU DECLARA INÍCIO DA “ERA DA FALÊNCIA GLOBAL DA ÁGUA”

Muitas sociedades não só ultrapassaram os limites do seu 'rendimento' anual de água renovável proveniente de rios

Por: apostolado
0 comentário

Um relatório das Nações Unidas declarou hoje o início de uma “era de falência global da água”, pedindo aos líderes mundiais “honestidade, coragem e vontade política” para definir uma nova agenda adequada à realidade.

 

O relatório “Falência Hídrica Global: Viver para Além dos Nossos Meios Hidrológicos na Era Pós-Crise” defende que os termos “stress hídrico” e “crise hídrica” já não refletem a realidade atual em muitos locais, onde “danos irreversíveis levaram bacias hidrográficas a um ponto de não recuperação”.

 

O comunicado da ONU, citado pela Lusa, defende que seja reconhecida formalmente a “falência hídrica global” e apela à redefinição de uma nova agenda global da água.

 

“Este relatório revela uma verdade incómoda: muitas regiões estão a viver para além dos seus meios hidrológicos e muitos sistemas hídricos críticos já estão falidos”, afirma o autor principal, Kaveh Madani, diretor do Instituto de Água, Ambiente e Saúde da Universidade das Nações Unidas (UNU-INWEH), citado no comunicado.

 

“Muitas sociedades não só ultrapassaram os limites do seu ‘rendimento’ anual de água renovável proveniente de rios, solos e neve, como também esgotaram as ‘reservas’ de longo prazo em aquíferos, glaciares, zonas húmidas e outros reservatórios naturais”, refere o estudo, divulgado antes de uma reunião de alto nível no início da próxima semana em Dakar, no Senegal, para preparar a Conferência da ONU sobre a Água de 2026, marcada para dezembro.

Também lhe poderá interessar

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies