Quinta-feira, Janeiro 15, 2026

PRESIDENTE DA REPÚBLICA CRIA COMISSÃO PARA PREPARAR VISITA OFICIAL DO PAPA LEÃO XIV A ANGOLA

O Despacho Presidencial entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação, marcando o início formal dos preparativos para aquela que se prevê ser uma visita histórica do Sumo Pontífice a Angola.

Por: apostolado
0 comentário

O Presidente da República determinou a criação de uma Comissão Multissectorial encarregue de preparar e organizar a visita oficial de Sua Santidade Papa Leão XIV a Angola, na sequência do anúncio feito pela Nunciatura Apostólica no país. A decisão consta de um Despacho Presidencial datado de 14 de Janeiro de 2026 e visa assegurar todas as condições protocolares, logísticas e institucionais para o êxito do evento.

 

De acordo com o documento, a Comissão será coordenada pela Ministra de Estado para a Área Social e integra membros do Executivo, responsáveis de órgãos auxiliares do Presidente da República, bem como governadores provinciais directamente envolvidos no programa da visita. Entre os integrantes constam os Ministros de Estado da Casa Civil e da Casa Militar, titulares das pastas do Interior, Relações Exteriores, Finanças, Administração do Território, Obras Públicas, Energia e Águas, Transportes, Telecomunicações, Cultura e Saúde, além do Governador da Província de Luanda e do Governador da Província de Icolo e Bengo.

 

Fazem igualmente parte da Comissão o Ministro e Director do Gabinete do Presidente da República, os Secretários Presidenciais para os Assuntos Diplomáticos e de Cooperação Internacional e para a Comunicação Institucional e Imprensa, o Director do Cerimonial da Presidência da República, o Comandante da Unidade de Segurança Presidencial e o Secretário-Geral do Presidente da República.

 

Entre as principais atribuições da Comissão constam a criação das condições materiais e protocolares indispensáveis para o sucesso da visita papal, a articulação permanente com a Nunciatura Apostólica em Angola e a execução de outras tarefas que venham a ser superiormente determinadas.

 

O Despacho estabelece ainda que a Comissão deverá trabalhar em estreita colaboração com a Conferência Episcopal Católica de Angola e São Tomé (CEAST), entidade que representa a Igreja Católica no país, garantindo uma coordenação eficaz em todas as fases da preparação do evento.

 

Sempre que se revele necessário, a coordenadora da Comissão poderá convidar outras entidades ou representantes de Departamentos Ministeriais a participarem nos trabalhos. As dúvidas ou omissões resultantes da interpretação e aplicação do Despacho serão resolvidas pelo Presidente da República.

 

O Despacho Presidencial entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação, marcando o início formal dos preparativos para aquela que se prevê ser uma visita histórica do Sumo Pontífice a Angola.

Também lhe poderá interessar

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

TÓPICOS

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies