Sexta-feira, Maio 16, 2025

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL DEFENDE DIREITOS E VALORES DA FAMÍLIA

Campanhas educativas, oficinas parentais, acompanhamento psicossocial.

Por: apostolado
0 comentário

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, reafirmou, esta quinta-feira, o compromisso da defesa dos valores e direitos fundamentais das famílias, visto ser o primeiro lugar onde a dignidade humana deve ser cultivada, respeitada e protegida.

 

Falando na abertura do colóquio sobre a família, no âmbito do Dia Internacional da Família, Carolina Cerqueira afirmou que é no seio da família que se aprende o valor do cuidado, da escuta e da protecção.

 

“Não há política pública eficaz sem o envolvimento directo da célula familiar, das igrejas, autoridades tradicionais e associações profissionais e da sociedade civil. Campanhas educativas, oficinas parentais, acompanhamento psicossocial — tudo isso deve ser parte de um esforço contínuo para reeducar afectivamente os adultos que convivem com crianças”, reforçou.

 

Para Carolina Cerqueira, se deve olhar para a família não como uma estrutura estática, mas como um espaço que precisa de ser acompanhado, fortalecido e, quando necessário, corrigido com amor e justiça.

“Trata-se de reconstruir a noção do que é ser família. A família não é apenas um grupo de pessoas que compartilha um tecto. As famílias são, ou deveriam ser, a primeira escola de humanidade, onde se aprende o valor do respeito, da empatia e da responsabilidade”, apontou.

Defendeu, igualmente, a necessidade de se resgatar o sentido mais profundo da família como núcleo de formação ética, frisando que não se forma um cidadão digno sem referências claras de dignidade dentro de casa.

 

O evento teve como principal objectivo promover uma reflexão profunda sobre o papel fundamental da família na construção de uma sociedade mais justa e coesa, destacando-a como pilar essencial do desenvolvimento social, cultural e económico.

 

Teve como prelectoras a deputada Luísa Damião, Rosa Branca, bem como Eufrazina Paiva, Pulquéria Van-Dúnem e a moderação esteve a cargo da deputada Lourdes Kaposso.

Entre as recomendações do colóquio destacam-se a necessidade de adaptar as políticas públicas integradas e eficazes, dirigidas as famílias, criar mecanismos de articulação entre as diferentes instituições do Estado e da Sociedade Civil, bem como o agravamento das penas contra os crimes sexuais e a fuga à paternidade.

O colóquio reuniu deputados, representantes de órgãos de soberania, membros dos departamentos ministeriais, entidades religiosas e da sociedade civil.

 

Entre os convidados destacam-se deputados, juízes jubilados, membros de associações profissionais, instituições religiosas e da sociedade civil.

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies