
A Coordenação Nacional da Associação dos Escuteiros Católicos de Angola (AECA) tem a honra de remeter à vossa digna emissora a Mensagem de Final de Ano de Sua Excelência Reverendíssima *Dom Belmiro Tchissengueti, Bispo de Cabinda e Assistente Nacional dos Escuteiros Católicos de Angola, na sua qualidade de Presidente da Comissão Episcopal da Juventude, Pastoral Universitária e Escutismo, da CEAST.
Nesta mensagem pastoral, Dom Belmiro apresenta um balanço do ano escutista 2025, sublinhando a fidelidade do movimento à Igreja Católica, bem como os dados oficiais do Censo Nacional 2025, que indicam um efectivo de 43.463 escuteiros católicos, correspondendo à permanência de 76% do efectivo juvenil na Igreja, apesar dos desafios vividos ao longo do ano.
A mensagem transmite ainda uma palavra de esperança, encorajamento e mobilização, apontando os principais desafios e actividades previstas para 2026, reforçando o papel do escutismo como espaço de formação cristã, educativa e social.
Junto remetemos:
- o ficheiro áudio da mensagem, pronto para difusão;
- um resumo estatístico do Censo Nacional dos Escuteiros Católicos de Angola – 2025, para eventual apoio editorial.
Agradecemos, desde já, a vossa disponibilidade e colaboração na divulgação desta mensagem de comunhão e esperança dirigida à juventude e às famílias.
Com estima fraterna em Cristo,
Sempre Alerta para Servir ⚜