Segunda-feira, Abril 14, 2025

CAROLINA CERQUEIRA PARTICIPA NA CONFERÊNCIA DA REGIÃO DA FRANCOFONIA

Integram a delegação da Assembleia Nacional os deputados Alcides Sakala, Elizandra Wassuca e Bernardo Milonga, assim como o secretário-geral Pedro Agostinho de Neri.

Por: apostolado
0 comentário

Uma delegação da Assembleia Nacional, chefiada por Carolina Cerqueira, desloca-se hoje à Brazzaville, capital da República do Congo, para participar na 16.ª Conferência dos Presidentes das Assembleias e Secções da Região África da Associação dos Parlamentos da Francofonia (APF), que decorre de 15 a 17 deste mês.

 

De acordo com o comunicado do Parlamento a que o Jornal de Angola teve acesso, a conferência vai abordar, entre outros temas, a situação política nos países francófonos africanos, com destaque para os processos de transição política em curso no Burkina Faso, Gabão, Guiné Conacri e Mali, assim como a problemática do acesso à energia eléctrica no continente africano.

 

Angola tornou-se membro de pleno direito da Associação dos Parlamentos da Francofonia em Julho de 2024, durante a 49.ª Assembleia da organização, realizada em Montreal, no Canadá. Na ocasião, a presidente da Assembleia Nacional considerou a adesão “um passo significativo na diplomacia parlamentar angolana”, abrindo portas para uma participação activa nas discussões internacionais sobre paz, democracia, desenvolvimento sustentável e integração regional.

 

O processo de adesão de Angola à Associação teve início em 2003, quando Carolina Cerqueira participou, como convidada, na assembleia realizada em Abidjan, Côte d’Ivoire, à frente de uma delegação parlamentar.

 

A Associação dos Parlamentos da Francofonia é composta por 90 secções de Parlamentos e organizações interparlamentares que partilham a língua francesa. Tem a missão de representar os povos francófonos, promover a democracia, o Estado de direito e os Direitos Humanos, fomentar a solidariedade dentro da comunidade francófona e valorizar a influência da língua francesa a nível internacional.

 

Integram a delegação da Assembleia Nacional os deputados Alcides Sakala, Elizandra Wassuca e Bernardo Milonga, assim como o secretário-geral Pedro Agostinho de Neri.

A organização insere-se na esfera da Organização Internacional da Francofonia, criada em 1970, que reúne actualmente 88 Estados e Governos, incluindo 54 membros de pleno direito e 27 observadores.

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies