O premio foi instituído pelo com objectivo de mobilizar os habitantes da Província de Icolo e Bengo a terem uma participação activa nas celebrações dos 50 anos da Independência de Angola, assim como homenagear o Poeta Maior e valorizar o talento provincial vocacionado na criação de textos poéticos.
O Prémio 50 Poemas Para Neto é o contributo ao génio criativo de cinquenta individualidades dos diversos ramos do saber e do CONJOE para o enriquecimento do mosaico literário angolano.
A candidatura ao Prémio é aberta a todos os interessados, cabendo aos júris a responsabilidade de seleccionar os cinquenta poemas que que serão publicados em livro, obedecendo a ordem cronológica dos três primeiros classificados na primeiras páginas, seguidos dos quarenta e sete seleccionados posicionados em ordem alfabética.
Artigo 1.º Duração.
O Prémio Literário 50 Poemas Para Neto é um concurso exclusivo com edição única no ano do jubileu da independência de Angola assinalado a 11 de Novembro de 2025.
Artigo 2.º Participação
Podem participar neste concurso todos os cidadãos angolanos ou estrangeiros residentes na Província de Icolo e Bengo.
Artigo 3.º Valor da Premiação
O Prémio Literário 50 Poemas Para Neto contempla a publicação de uma obra do género literário poesia contendo os cinquenta poemas seleccionados, a atribuição de um diploma a todos os participantes e 1.000.000,00 Akz (um milhão de kwanzas) distribuídos aos três melhores na seguinte ordem:
1º Classificado: 500.000.00 (quinhentos mil kwanzas)
2º Classificado: 300.000.00 (trezentos mil kwanzas)
3º Classificado: 200.000.00 (duzentos mil kwanzas)
Artigo 4.º Poemas Concorrentes
1.Os poemas concorrentes devem obedecer aos seguintes critérios:
- a) Criações inéditas e sem uso de Inteligência Artificial;
- b) Redigidas em língua portuguesa;
- c) Escrito em papel A4, formato PDF, tamanho de letra 14, tipo de letra Times New Roman;
- d) Os poemas devem ser digitalizados em não superior a duas páginas.
- Os poemas concorrentes devem ser assinados com um pseudónimo do autor.
- Cada concorrente deve única e exclusivamente remeter ao concurso um poema.
- Os poemas concorrentes devem ser enviados com o título da obra, o pseudónimo do autor, o nome completo, o endereço e telefone do concorrente;
- b) Declaração assinada pelo concorrente com menção de que a obra apresentada ao concurso é original e inédita, e não foi apresentada a nenhum outro concurso ou evento;
- c) O concorrente deve enviar a sua obra através do endereço electrónico: conjoe2025@gmail.com
Artigo 5.º Júris
- O corpo de jurado é designado pelo CONJOE e composto por um escritor, um crítico literário, um professor de língua portuguesa e um jornalista.
Artigo 6.º Fase de Candidatura, Anúncio e Premiação
- O período para envio dos poemas é de 01 de Julho a 31 de Agosto. A decisão do júri será divulgada a 10 de Setembro e a premiação a 17 de Setembro, em acto público.
Artigo 7.º Aceitação
- A candidatura ao Prémio 50 Poemas Para Neto implica a aceitação do presente Regulamento.
Artigo 8.º Direitos
- A partir do momento da entrega do poema ao Concurso, o CONJOE torna-se detentor do mesmo e deve considerar que o concorrente cedeu gratuitamente os respectivos direitos de utilização e autoriza, em regime de exclusividade. Cabe ao CONJOE publicar em língua portuguesa, divulgar, utilizar, explorar e editar, por conta própria, o referido poema, em primeira edição e posteriores reedições, bem como proceder à sua comercialização em todo o mundo.
- Os concorrentes seleccionados receberão três exemplares em cada reedição.
Artigo 9.º Ajustes
- O autor premiado deverá aceitar que o CONJOE proceda a uma revisão literária dos originais, na qual sejam eliminadas todas as incorrecções ortográficas ou gramaticais, e resolvidas as inconsistências com as normas de estilo adoptadas para a publicação.
Fonte: CONJEO