Zelenskyy visita fronteira próxima da Rússia

Volodymyr Zelenskyy visitou a região de Sumy, no norte da Ucrânia. É o mais perto que o presidente ucraniano esteve da fronteira russa desde o início da invasão. Várias localidades da região foram palco de intensos combates nas primeiras semanas do conflito.

m entrevista à agência Associated Press, Zelenskyy frisou o risco de uma importante vitória russa no leste do país, que poderia permitir a Moscovo reunir apoio internacional para um acordo que force Kiev a fazer o que classificou de compromissos “inaceitáveis”.

Durante a entrevista, o presidente ucraniano mostrou-se aberto a um encontro com o presidente chinês Xi Jinping, que se propôs recentemente como mediador para a paz entre a Ucrânia e a Rússia.

Uma paz que não deve, no entanto, ser obtida “a qualquer custo”, como frisou o chefe da diplomacia ucraniana Dmytro Kuleba:

“Nenhuma outra nação quer mais a paz do que a Ucrânia. Mas a paz a qualquer custo é uma ilusão. Para que a paz seja duradoura, deve ser justa. O fim da agressão russa e a restauração da integridade territorial ucraniana são condições essenciais para a paz.”

O Kremlin diz-se disposto a debater a paz, mas frisa a prioridade dada à segurança da Rússia, justificação várias vezes repetida para a invasão.

Fonte: Euro News

Publicações Relacionadas

IGREJA CATÓLICA DESABA EM DERDGHAYA APÓS ATAQUE AÉREO, CAUSANDO PELO MENOS OITO MORTOS NO LÍBANO

ESMERALDA MENDONÇA RECEBE CARTAS FIGURADAS DO NOVO NÚNCIO APOSTÓLICO DA SANTA SÉ

PALESTINA: EMBAIXADOR EM ANGOLA CONSIDERA A GUERRA COMO HEDIONDA E AGRESSIVA.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais