ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÕES: CANDIDATOS AFLUEM EM MASSA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO.

Numa ronda efectuada pelo Jornal Apostolado Angola nas diferentes instituições de Luanda, constatamos uma enorme enchente no Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL), na Escola Técnica de Saúde de Luanda (IMS),no Instituto Técnico de Administração e Gestão (ITAG) e no Instituto Politécnico Industrial de Luanda (IPIL).

Para o Director Geral do IPIL, a maior escola do subsistema de ensino técnico profissional do nível médio do país, os candidatos procuram por uma vaga naquela instituição de ensino, por oferecer cursos que servem para capacitá-los profissionalmente “temos 19 cursos, ligados em 5 áreas de formação, entre Construção Civil, Electricidade e Telecomunicações, Informática, Mecânica e Química.

Milton Silva revela que até ao momento da nossa entrevista, estavam inscritos aproximadamente 5 mil candidatos, para as mais de 1100 vagas disponíveis, ao mesmo tempo que esclarece que os critérios de selecção tem haver com a média do candidato nas disciplinas nucleares, nomeadamente Língua Portuguesa, Matemática, Química e Física.

“São 1180 vagas, e aproveito para informar a opinião pública que a média é imposta pelo candidato, ou seja, analisamos das maiores à menores média dos candidatos inscritos, sobretudo nas cadeiras nucleares, até preenchermos as vagas, como já fiz referência” explicou.

O encarregado de educação Pedro Paulo que almeja conseguir uma vaga, disse que o antigo Macarenko era a terceira escola que tinha feito a inscrição do seu neto, ao passo que o candidato José Gonga que se inscreve pela segunda vez, porque não foi selecionado no ano passado, mostra-se feliz pela organização e seleridade no processo de inscrições, e revela que continuará a tentar até ser admitido.

Já no Instituto Técnico de Administração e Gestão “Comandante Hoje Ya Henda” ou simplesmente ITAG, uma das mais requisitadas no município do Cazenga, depois do Instituto Técnico de Saúde de Kalawenda, oferece para o próximo ano lectivo mais de 100 vagas, nos cursos de Gestão Empresarial, Contabilidade e Gestão e Técnico de Comércio.

O Sub Director Pedagógico Finda Álves informou que os resultados alcançados no ano passado, vão permitir implementar de forma faseada, começando já este ano, mais um curso no período pós laboral.

“Quanto maior for a média melhor, vamos supor que temos candidatos com média 16 e 15 anos, então vamos descer até preenchermos o número de vagas que temos, portanto estes são os critérios e desejamos boa sorte aos inscritos” finalizou.

Importa referir que neste último dia de inscrições, o processo de recepção das candidaturas, diferente dos primeiros dias, terminou às 15h ou 17h nalgumas escolas técnicas e liceus de Luanda.

As listas dos candidatos admitidos a fase seguinte, que é a matrícula, serão publicadas na próxima sexta-feira,11. Repórter Delgado Teixeira

Publicações Relacionadas

CONSTRUTOR DA PAZ E DEFENSOR DAS CAUSAS HUMANAS, RECONHECIMENTO DO PRESIDENTE DA CEAST A DOM ZACARIAS CAMUENHO QUE VIVE JUBILEU DE OURO DE EPISCOPADO

ENCERRADAS OPERAÇÕES DE BUSCAS POR VÍTIMAS DO NAUFRÁGIO NA ILHA DE LUANDA

ANGOLA E BRASIL QUEREM RELANÇAR COOPERAÇÃO NO SECTOR PRODUTIVO

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais