A santa casa da misericórdia de Luanda, foi fundada em 1576, pelo capitão-mor Paulo dias de Novais juntamente com a cidade de Luanda, na altura com objectivo de dar formação e cuidados de saúde as crianças órfãs até a idade adulta.
A Santa Casa da Misericórdia de Luanda, designada abreviadamente por “Santa Casa”, desde 1963 e neste ano que passou a ser da responsabilidade, da arquidiocese de Luanda e hoje é uma instituição religiosa de beneficência e de utilidade pública tutelada pela Arquidiocese de Luanda.
A mesma Santa Casa durante séculos teve uma grande importância na “assistência aos desavindos e na prestação dos cuidados de saúde”, e a sua actividade foi contínua.
Em 4 de Setembro de 1929, um diploma legislativo. Encarregou a santa casa da misericórdia de Luanda de administrar e manter o instituto dom Pedro v para recolher meninas órfãs garantindo a sua formação até a idade adulta.
Fazer referencia que em Angola existe a Santa Casa da Misericórdia de Luanda tutelada pela Arquidiocese de Luanda e a Santa Casa de Misericórdia da Arquidiocese do Huambo. Em actualizaçao.