RÚSSIA CORTA GÁS À EUROPA A PARTIR DE QUARTA-FEIRA

A gigante estatal russa Gazprom vai cortar o fornecimento de gás à Europa através da Ucrânia já na quarta-feira, confirmou hoje o regulador nacional do sector, tornando quase certo um aumento dos preços actuais.

 

De acordo com a Lusa, que cita, a agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP), a GTSOU colocou no seu site uma previsão de zero metros cúbicos (m3) de volume de distribuição a partir de quarta-feira, 1 de janeiro, confirmando assim que vai cortar os fornecimentos à Europa através de uma rota que incluía a Ucrânia.

 

A decisão marca o fim de um contrato de 2019 entre a Gazprom, o gigante estatal russo de gás, e vários países europeus, incluindo a Eslováquia, Moldávia e Hungria, através de uma rede de gasodutos em solo ucraniano, que continuou a funcionar apesar da invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022.

 

Hoje, ainda segundo a AFP, o preço do gás na Europa atingiu e ultrapassou a marca dos 50 euros por megawatt-hora pela primeira vez em mais de um ano, impulsionado pelo fim deste acordo, mas também pelo inverno frio.

Publicações Relacionadas

MALANJE JÁ REZA PELO DESCANSO ETERNO DO REVERENDO MONSENHOR INÁCIO GONÇALVES, PRIMEIRA MISSA DE CORPO PRESENTE ACONTECE ESTA NOITE EM LUANDA.

IRMÃS SALESIANAS DE DOM BOSCO, ANIMADOS COM AS VOCAÇÕES QUE CRESCEM E A PAIXÃO E CADA VEZ MAIS O INTERESSE DE MUITAS JOVENS COM O SEU CARISMA NA DIOCESE DE MENONGUE.

PAPA: JESUS É A ESPERANÇA DE UM MUNDO FRATERNO!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais