LIVRO SOBRE APRENDIZAGEM DE UMBUNDU-PORTUGUÊS JÁ DISPONÍVEL.

 

Os três volumes surgem a pedido dos leitores que adquiriram a sua obra ” Gramática em Umbumdu “, que começaram a solicitar ao doutor Malumbu livros propriamente literários que lhes ajudasse a implementar as lições aprendidas na gramática, disse o autor.

Nestas obras podemos encontrar no nível ou volume 1, a primeira aprendizagem como o alfabeto, os números e as operações aritméticas; no segundo volume, encontramos essencialmente os nomes dos membros da família e questões relacionadas, também nomes das coisas, animais, objectos; ao passo que no último volume o leitor já poderá aplicar tudo aquilo que aprendeu nos níveis anteriores bem como na gramática, com realce em poder a partir desde momento construir frases e dar os primeiros passos como falante da Língua Umbundu.

Moisés Malumbu revela que aprendeu Umbundu na sua aldeia com a sua mãe desde os seus primeiros 10 anos de vida, a quem considerou ser uma exímia falante desta língua ” ela foi muito exigente a ensinar-me, e a partir daí começei aperfeiçoando no ambiente Umbundu que vivi “.

Os três volumes de aprendizagem de Umbundu à Português foram editados pelas Paulinas e podem ser adquiridos nas suas livrarias. Moisés Malumbu é natural do Sangeve, município de Tchipindu Província da Hulla.

Obteve o Doutoramento em Socioeconomia, no ano de 2001, pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Angelicum de Roma.

Tem licenciatura em Sociologia do Desenvolvimento Económico, pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Gregoriana de Roma, fez três anos de Medicina e Cirurgia, pela Faculdade de Medicina e Cirurgia, Agostino Gemelli de Roma e cursou Interdisciplina de Comunicações e Jornalismo, pela Universidade Gregoriana.

Trabalha desde 1991 na Rádio Vaticana, Roma, Itália, como redactor, com a função de condutor de três rubricas de carácter sócioeconômico, nomeadamente sob os títulos: Culturas locais e desenvolvimento integral dos povos, Paz e justiça social, Um imperativo ético da Educação cívica e o Nas sendas da verdade.

Desde 2006 que trabalha na coordenação e animação, em Angola, dos Estudos Universitários à Distância da Universidade Católica de Brasilia (Católica Virtual) e professor no CEDBES Faculdade de Filosofia e Ciências de Educação da Universidade Catolica de Angola, bem como membro da Secretaria da Comunicação da Santa Sé- Professor de Presença e à distância das Universidades Agostinho Neto e Belas para os Mestrados.

Repórter Delgado Teixeira

Publicações Relacionadas

LUANDA ESTÁ SEM COMANDANTE PROVINCIAL DA POLÍCIA

CONSTRUTOR DA PAZ E DEFENSOR DAS CAUSAS HUMANAS, RECONHECIMENTO DO PRESIDENTE DA CEAST A DOM ZACARIAS CAMUENHO QUE VIVE JUBILEU DE OURO DE EPISCOPADO

ENCERRADAS OPERAÇÕES DE BUSCAS POR VÍTIMAS DO NAUFRÁGIO NA ILHA DE LUANDA

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais