Kamala Harris confiante no futuro de África

A Vice-Presidente dos EUA, Kamala Harris, iniciou oficialmente segunda-feira, no Ghana, a sua primeira digressão africana com o assumido objectivo de salientar a importância deste continente para os interesses externos norte-americanos.

“Estou muito entusiasmada com o futuro da África”, disse Harris, citada pela CNN numa declaração no aeroporto internacional de Kotoka (Acra), onde, ao lado do marido, Douglas Emhoff, foi recebida pelo Vice-Presidente de Ghana, Mahamudu Bawumia, no início de uma digressão que passa ainda pela Tanzânia e pela Zâmbia.

Num breve discurso à chegada, a Pice-Presidente norte-americana destacou o interesse do seu Governo em aumentar os investimentos dos EUA em África, dias depois de o Presidente chinês, Xi Jinping, ter anunciado uma série de deslocações de altos diplomatas a vários países deste continente. “Quando vejo o que está a suceder em África – onde a idade média é de 19 anos, com tudo o que isso nos diz sobre as oportunidades de crescimento e inovação – percebo um grande potencial tanto para as pessoas deste continente como para o resto do mundo”, disse Harris.

A Vice-Presidente norte-americana sublinhou o interesse dos EUA em trabalhar com os países africanos para enfrentar os efeitos da crise climática e melhorar a segurança alimentar do continente, o empoderamento de mulheres e jovens e a inclusão digital. Harris vai permanecer no Ghana até quarta-feira, quando parte para Dar es Salaam, a cidade mais populosa da Tanzânia e sua capital económica.

A viagem de Harris à África segue-se à visita do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, à Etiópia e ao Níger, no início deste mês, e à da Primeira-dama dos EUA, Jill Biden, à Namíbia e ao Quénia, em Fevereiro. Em Dezembro passado, durante a cimeira de líderes dos EUA e África, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou um investimento mais de 15 mil milhões de euros para acordos comerciais bilaterais com vários países deste continente.

Fonte: Agencias

Publicações Relacionadas

PAPA DEFENDE DIPLOMACIA DA CULTURA DIANTE DO CONFLITO GLOBAL

PADRE VICENTE SANOMBO, DO CLERO ARDIQUIDIOCESANO DO HUAMBO É O NOVO BISPO NOMEADO PARA DIOCESE DO KUITO

MINISTRO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO VIETNAMITA ABORDA COM VICE PRESIDENTE DO MPLA SOBRE A POLÍTICA EXTERNA DO SEU PAÍS.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais