Igreja S.Tiago Maior de Lândana beneficia de reabilitação

Ruína da Igreja Católica de Landana - Francisco Miúdo

Cabinda – As obras de reabilitação da Igreja S. Tiago Maior de Lândana, na província de Cabinda, vão preservar a imagem arquitectónica da infraestrutura, disse, o secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André.

Em declarações à ANGOP, Ernesto Barros André, sublinhou que actualmente decorrem trabalhos de estudos arquitectónicos e desenhos pela parte da construtora vencedora do concurso público.
Localizado na Vila de Lândana, município de Cacongo cerca de 45 kms a norte de Cabinda, o Templo que passou a patrimonio cultural nacional vai contar com a reposição da sua imagem arquitectonica original em réplica durante as obras de reabilitação.

Ernesto André disse que o elemento réplica esteve na base de muitas discussões e consultas entre a Igreja, Governo e fiéis católicos, devido a ausência dos documentos originais como a planta e o croquis de localização.

A Igreja S.Tiago Maior de Lândana com quase 115 anos de existência, um estado de degradação acentuada dos principais pilares que suportavam a parte frontal da torre e do relógio.
Considerado um das maiores emblemas da história do inicio do cristianismo nesta parcela do território nacional, a infra-estrutura é uma das mascotes do turismo na província, tendo em conta o seu estilo ancestral arquitectónico, com vidros que remontam mais de 110 anos.

A sua construção data desde 1900, tendo sido concluídas quatro anos depois (1904). Foi o primeiro templo a ser fundado pelos missionários espirituanos em Angola, no dia 25 de Julho de 1873.PL/ASS

Publicações Relacionadas

O PRESIDENTE DA CEAST DOM JOSÉ MANUEL IMBAMBA RECEBEU HOJE EM LUANDA, A BISPA DA DIOCESE DO BOM PASTOR DA IGREJA ANGLICANA EM ANGOLA.

DOM IMBAMBA APELA AOS PARTIDOS POLÍTICOS A UM DIÁLOGO PERMANENTE

BISPO AUXILIAR DE LUANDA DESTACA O VERDADEIRO SENTIDO DA FIGURA DO BOM PASTOR.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais