Membros da coordenação do Secretariado Nacional da Pastoral Juvenil, nomeadamente: Padre Armando Alberto, Director Nacional; Vilma Tchissola, Coordenadora Nacional e Gertrudes Manuel, Secretária Nacional, estão neste momento em Pretória- África do Sul, em representação a juventude da CEAST, a participar da Conferência da Juventude da IMBISA, no Centro de Retiros – Padre Pio. Presente também está o Psicólogo e irmão Fernando Kawendimba, ex coordenador do SNPJ, a convite da IMBISA para a partilha do tema: Falar Livremente na igreja e na sociedade sobre os assuntos silenciosos…
A conferência realizar-se-á de 9 a 13 de Setembro do corrente ano.
Fazem parte da IMBISA 6 Conferências Episcopais da África Austral e 9 países membros desta conferência.
Nomeadamente: São Tomé e Príncipe, Angola, Namíbia, Botswana, Zimbábue, Moçambique, Eswatini, Lesotho e África do Sul.
O dia 09 serviu apenas para chegada, acolhimento e credenciamento dos participantes.
O primeiro dia de trabalho começou esta terça-feira, dia 10/09 com a apresentação e definição de regras básicas tendo em conta a agenda geral e considerações.
Seguiu-se o tema: Morte em nossa região. Como isso afeita os jovens.
O mesmo tema foi orientado pelo professor Ângelo Kapwatcha, Angola no da província do Huambo, Professor, Consultor e Defensor dos Direitos Humanos.
Sobre as causas das mortes que afetam directamente a juventude, estão:
O SIDA , a Proliferação de Ceitas, os Acidentes de Viação causado principalmente pelos Moto-taxistas, A delinquência conotada como delinquência Juvenil e a Pobreza.
No período da tarde teremos um outro tema, denominado: Falar Livremente na igreja e na sociedade sobre as mulheres. O mesmo era abordado pelo Sr. Kelly Muremi da Namíbia.
Depois teremos uma Missa, trabalhos de grupo: Conversação em Espírito e após o jantar, a juventude da IMBISA Terá um debate sobre o que está acontecendo com a Juventude em seus países e no final da noite uma preparação para o Evento Cultural.