Durante três dias, os participantes receberão conhecimentos que visam a melhoria da gestão dos resíduos hospitalares nas unidades sanitárias nos seis municípios da província.
Em declarações à imprensa, a chefe do departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias, Guilhermina Guilherme, referiu que a acção formativa está a abordar questões relativas a necessidade de soluções sustentáveis para o tratamento e gestão de resíduos hospitalares, com o objectivo de se reduzir os impactos nocivos para a saúde humana.
Pretende-se com a formação minimizar a geração dos resíduos hospitalares e proporcionar uma gestão e destinação segura e eficiente, visando à protecção dos profissionais que realizam o seu manejo, assim como a preservação da saúde pública e do meio ambiente.
Participam no seminário promovido pela Direcção Nacional de Saúde Pública administradores dos hospitais municipais e dos hospitais gerais de referência, da Barra do Dande, do Bengo e do centro materno infantil das Mabubas.
A rede sanitária na província do Bengo é constituída por seis hospitais municipais, dois gerais, 22 centros e 73 postos de saúde e um centro materno infantil. MD/CJ/VIC