No âmbito das celebrações dos 25 anos da Universidade Católica de Angola, a Faculdade de Teologia da UCAN realizou, recentemente, as 5ª Jornadas Científica sob o tema “Questões de Fé e Cultura no Contexto Actual de Angola”. A actividade foi aberta com uma oração dirigida por sua Excelência Reverendíssima, Dom José Manuel Imbamba, Arcebispo de Saurimo e presidente da CEAST, que esteve acompanhado no presidium pela Magnífica Reitora da UCAN, Reverenda Irmã Doutora Maria da Assunção e pelo Decano da Faculdade de Teologia, Padre Doutor Jerónimo Cahinga.
Esteve também presente no evento, o Bispo Auxiliar de Luanda, Dom António Bengue em representação do Arcebispo de Luanda e Magno Chanceler da UCAN, Dom Filomeno Vieira Dias.
Além de desejar as boas-vindas, a Reitora da UCAN, Reverenda Irmã Doutora Maria de Assunção que na ocasião saudou e encorajou a Faculdade de Teologia pela iniciativa, incentivando-a a assumir a vanguarda das reflexões, debates e estudos teológicos que ajudem a esclarecer as dúvidas e desvios que concorrem muitas vezes para uma fé cega e uma racionalidade sem fé que aos poucos compromete a sociedade angolana relativamente a perda dos valores morais, espirituais, religiosos e culturais indispensáveis para a construção de uma sociedade harmoniosa e espiritualmente madura.
O Primeiro Painel das 5ª jornadas foi apresentado por sua Excelência Reverendíssima, Dom José Manuel Imbamba que falou sobre “Questões Gerais: Fé e Cultura em Angola”, incidindo a sua reflexão sobre a identidade do cristão angolano.
Na sua locução o Arcebispo de Saurimo e presidente da CEAST, sublinhou que a relação entre a fé e a cultura numa única pessoa tem proporcionado uma experiência muito desconcertante no nosso país, na medida em que, o rito do baptismo em Angola e um pouco por toda África, não significa necessariamente a transição do homo-culturalis, para o cristão renascido pela água do baptismo e que tem nos valores evangélicos o seu programa de vida. Para Dom José Manuel Imbamba o baptismo de muitos jovens e adultos parece constituir uma duplicação identitária e não de assunção de uma nova e única identidade.
Houve ainda no evento uma mesa redonda sobre o mesmo tema.
Foram os prelectores; a Irmã Doutora Mambo Mwanza, Docente da UCAN e membro fundadora da Nascente Associação Religiosa das Irmã-Filhas da Divina Providência; o Frei André Luís Henriques, Pároco da Paróquia de São Lucas e o Padre Doutor Tomás Manuel Maiba, do Clero Diocesano do Uíge.
As 5ª jornadas da Faculdade de Teologia foram abrilhantadas com momentos culturais, prestigiado pelo coro do Seminário Maior de Luanda e pelo poeta e teólogo, Hilário Júlio