O embaixador do Estado da Palestina em Angola, Jubrael George Bishara Shomali, pediu esta sexta-feira, em Luanda, o apoio da Comunidade Internacional para o fim do conflito entre Israel e Palestina, que remonta desde a primeira metade do século XX.
Falando durante uma conferência de imprensa sobre a actual situação na Faixa de Gaza, onde Israel tem estado a bombardear desde dia 7 sete deste mês, o diplomata referiu que “só uma intervenção internacional urgente poderá pôr fim ao que se está a passar naquela região (Palestina)”.
Segundo Jubrael Shomali, a Palestina aguarda pelo pronunciamento dos líderes mundiais sobre o ataque, sem precedentes, do Hamas desde o passado dia 7 de Outubro contra Israel, com o envio por ar de mais de cinco mil foguetes.
Avançou que desde a criação do Estado de Israel, em 1948, uma série de massacres e demolições de infra-estruturas sociais e económicas têm estado a acontecer em várias localidades da Faixa de Gaza.
“A guerra actual, ou mais precisamente o que se está a passar na Faixa de Gaza, atingiu o seu auge com a destruição do hospital da igreja Baptista, em Gaza, que custou a vida a muitos civis e feriu muitas pessoas, na sua maioria idosas, mulheres e crianças”, sublinhou.
Acrescentou que o ataque, protagonizado por aviões, matou já mais de quatro mil cidadãos e feriu acima de 13 mil, na sua maioria crianças e provocou acima de um milhão de abandonos de casas. ANGOP