No princípio da actividade, os militantes por sinal apoiantes e mandatários de candidatos que não foram apurados, criaram tumultos e discussões, com os membros da referida sub comissão, alegando falta de transparência no processo de apuramento, porque existe favoritismo a um dos candidatos identificado por Eduardo José natural da região norte do país, ao passo que Carlos Cassoma, do sul, não foi aprovado por causa supostamente da sua origem étnica. “O candidato Eduardo não pode ser admitido porque não reúne os requisitos, há tribalismo, e nós não vamos admitir que esta conferência seja realizada, porque a comissão está a levar mal este processo, descriminado o nosso companheiro por ser sulista, natural do sul, então não vamos permitir e ponto” frisaram os militantes Neto Pedro e Kiaku Kiala.
Estes denunciam ainda a interferência de membros de proa da direcção nacional do partido, tentando colocar na liderança daquela organização Juvenil, um candidato que “lhes convém”, e que foram por esta e outras razões que dizem já ter alertado ao presidente Nimi a Nsimbe, para decidir sobre a realização do congresso ordinário, naquelas condições que indiciam vícios, falta de transparência e favoritismo.
Os mesmos falam da existência de um áudio entre o então coordenador geral da comissão preparatória Levi dos Santos e o candidato Carlos Cassoma, onde os dois dentre vários assuntos sobre este processo, abordam que os “tais ditos membros de proa da direcção nacional do partido”, teriam influenciado sobre o chumbo da sua candidatura, sob pretexto de que este não é natural das províncias da região norte do país.
Depois do tumulto, reagindo aos órgãos de imprensa, o porta voz fez saber que foram recepcionadas cinco candidaturas, António Kinanga Panda, Carlos Cassoma, Vita Francisco, Eduardo José e Bumba Paiva, sendo apenas estes dois últimos os candidatos apurados. ESCUTA O AUDIO DA VERDADE
Kifeta Paiva acrescentou que todas as candidaturas não aprovadas, não reúnem os requisitos previstos por isso foram descartadas “neste momento vamos é aguardar o recurso interposto na direcção do partido, que deve estar a analisar, e depois ser submetida a esta comissão preparatória, que devia se pronunciar, mas não é o que está lamentavelmente a acontecer”. Repórter Delgado Teixeira