PRESIDENTE DA LIGA ANGOLANA DOS EX PRESOS POLÍTICOS DEFENDE ELEVAÇÃO DA DATA 25 DE ABRIL A FERIADO NACIONAL.

O Presidente das Acções da Liga Angolana dos Ex Presos Políticos considerou esta segunda-feira, em entrevista exclusiva ao Jornal Apostolado, importância do 25 de Abril, para as antigas colónias portuguesas, tendo para isto, defendido a elevação da data a feriado nacional.

 

“Foi por causa desta data que as antigas colónias portuguesas ganharam a independência por causa da queda do Regime Salazarista em Portugal, e nós aqui em Angola devíamos elevar o 25 de Abril em feriado nacional” justificou.

 

O Tenente General João Mavilacana mostra-se indignado com aquilo a que chamou de “feriados menos importante”, porque na sua visão ao invés de se comemorar outras datas indiferentes ao povo, devia-se olhar com mais atenção ao 25 de Abril, por conta do seu impacto na vida dos angolanos.

 

O também Bravo País, alcunha que ganhou na guerrilha, acredita que falta mais divulgação e informação sobretudo à juventude, sobre o impacto desta efeméride para os países africanos de língua oficial portuguesa ou se preferir as antigas colónias portuguesas.

 

A Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos, Revolução de Abril ou apenas por 25 de Abril, refere-se a um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o Regime Ditatorial do Estado Novo vigente desde 1933 que era liderado por António de Oliveira Salazar.

 

Actualmente o 25 de Abril é comemorado em Portugal como o Dia da Liberdade.

 

“Nesta data celebra-se a revolta dos militares portugueses, que no dia 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do Estado Novo, que era liderado por António de Oliveira Salazar, e foi também o início da queda de Portugal enquanto colono, ou seja nesta altura todos nós antigos presos políticos na Cadeia de São Nicolau, fomos libertados” assegurou João Mavilacana.

 

Repórter Delgado Teixeira

Publicações Relacionadas

ENCERRADAS OPERAÇÕES DE BUSCAS POR VÍTIMAS DO NAUFRÁGIO NA ILHA DE LUANDA

ANGOLA E BRASIL QUEREM RELANÇAR COOPERAÇÃO NO SECTOR PRODUTIVO

PALANCAS NEGRAS EMPATAM COM SUDÃO E ENCERRAM APURAMENTO PARA CAN SEM DERROTAS

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais