A nova chapa de matricula , em vigor no pais desde 10 de janeiro de 2024 , não contém um chip embutido . ao contrario do que vem sendo divulgado , a nova chapa trás o recurso tecnológico QR CODE ( codigo de resposta rápida ) que congrega informações sobre o veículo e o respectivo proprietário.
Os esclarecimetos foram prestados esta terça-feira , 30 de janeiro de 2024, em entrevista exclusiva à Ecclesia , pelo DIRECTOR ADJUNTO DE TRANSITO E SEGURANCA RODOVIARIA DA DIRECCAO NACIONAL, SUPERINTENDENTE CHEFE Domingos Sachitela e Mateus Rodrigues ,director-adjunto do gabinete de comunicação institucional e imprensa (GCII) da polícia nacional .
De acordo com os responsáveis, Neste momento apenas uma das quatro empresas licenciadas pela Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária (DTSER) para o fornecimento de matéria-prima para a fabricação das novas chapas de matrículas tem o material que cumpre com os requisitos exigidos por lei.
As demais, nomeadamente, a Liftrent, Tecnafrica e Globaso, não estão autorizadas a exercer livremente a actividade para a qual foram licenciadas, até que se adeqúem às exigências. Escuta o áudio da entrevista