” O empreiteiro abandonou a obra e deixaram assim, com essas pedrinhas que até já estão a desaparecer, é muito triste, começam e não terminam ” lamentou um morador.
As obras já têm 60% de execução, desde nivelamento da terra, sistema de drenagem, pontes sobre as duas valas que atravessam a estrada, passeios, ou seja, faltando apenas a colocação do asfalto. Mas para a surpresa dos moradores, o encarregado da obra a empresa Tecnovia Angola por serem cidadãos de nacionalidade portuguesa tinham informado a comunidade que iriam se ausentar no mês de Dezembro para festejar as quadras festivas na sua terra natal e que depois regressariam para concluir o trabalho, coisa que não aconteceu até ao momento.
” Desde que foram ainda não voltaram, não sabemos como fica, a administração não comunica, aliás eles também passam mesmo aqui e não dizem nada, é muito complicado essa situação” desabafou Pedro Domingos um dos primeiros moradores da zona.
O bugalho espalhado ao longo da via, que por sinal, é a rua da Administração do Distrito Urbano da Sapú no Município de Kilamba Kiaxi tem causado muitos constrangimentos aos automobilistas e taxistas que utilizam com frequência aquele troço.
Por conta da importância da via para o tráfego e mobilidade, os automobilistas viram-se forçados a utilizá-la naquelas condições, tendo retirado os sinais de proibição, bem como as barreiras postas no princípio da rua para impedir a circulação de viaturas.
As actividades laborais no estaleiro do empreiteiro a escassos metros da Administração da Sapú estão suspensas, estando apenas neste momento, os dois homens da protecção de uma empresa de seguranças que vigiam o local.
Em reacção, o administrador adjunto para área técnica e infraestruturas do distrito que temos estado a citar Ótini Martinho lamentou o facto e acrescentou ainda que a obra é da responsabilidade do governo provincial e que deve ser apenas o palácio da Mutamba a prestar qualquer informação sobre a empreitada.
Reporter Delgado Teixeira.