NOVA DIVISÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA ABORDADA NO CAFÉ CIPRA

O ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, e os governadores das províncias do Cuando Cubango, José Martins, e do Moxico, Ernesto Muangala, debatem, hoje, na 12.ª edição do CaféCIPRA, a nova Divisão Político-Administrativa (DPA).

 

A Proposta de Lei, de iniciativa do Executivo,  que já se encontra na Assembleia Nacional, depois de apreciada pelos conselhos de Ministros e da República, terá, caso for aprovada, 325 municípios e 20 províncias, numa primeira fase.

 

As duas novas províncias, que poderão nascer, resultarão da divisão do Moxico, passando a ter Moxico e Kassai Zambeze, e do Cuando Cubango, repartida em Cuando e Cubango.

 

O entendimento do Executivo é de que a actual Divisão Político-Administrativa com 518 comunas, 164 municípios, 44 Distritos Urbanos e 18 províncias já não responde às exigências de uma área administrativa que pretende transformar o município no centro de desenvolvimento.

 

O objectivo é, igualmente, melhorar a gestão de cada divisão territorial, aproximar os serviços públicos dos cidadãos, reduzir as assimetrias e fazer uma distribuição equilibrada da riqueza pública, dando uma solução mais adequada e célere às  populações, tendo sempre em consideração as especificidades culturais, sociais, económicas e demográficas de cada localidade no país.

Publicações Relacionadas

ENCERRADAS OPERAÇÕES DE BUSCAS POR VÍTIMAS DO NAUFRÁGIO NA ILHA DE LUANDA

ANGOLA E BRASIL QUEREM RELANÇAR COOPERAÇÃO NO SECTOR PRODUTIVO

PALANCAS NEGRAS EMPATAM COM SUDÃO E ENCERRAM APURAMENTO PARA CAN SEM DERROTAS

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais