“Neste momento contamos com o apoio dos dois vice presidentes, com o secretário geral, todos estamos juntos, e pretendemos destituir o actual presidente, por conta das constantes violações dos estatutos e acusações de que tem sido alvo” frisou.
Mampinga Mbala acredita que este congresso será realizado numa data a anunciar, e que neste momento contam já com o apoio de 80% dos membros do Comité Central, ou seja aproximadamente 104 dos 148 membros daquele órgão.
O também antigo Secretário Nacional para os Assuntos Políticos, acusa o presidente Abreu Capitão Bernardo de violação dos estatutos, com realce para a “fabricação” de um gabinete “Secretaria de Auditoria de Disciplina” dirigido pelos senhores Finda Diazenza e Floreano Penza que faz parte do Comité Executivo Nacional e que na prática tem sido o presidente que toma as decisões, ao invés da Comissão Nacional de Disciplina, um órgão adoque do Comité Central e completamente autónomo.
” Os estatutos não lhe permitem suspender o vice presidente Costa Yowani, nem o secretário geral António Ludiabana porque os estatutos são claros no seu artigo 49° que espelham apenas que o presidente pode apenas avançar com uma acção disciplinar e não suspender, porque esta é uma atribuição exclusiva da comissão que ele se encarregou de extinguir” denunciou.
Importa referir que segundo os despachos números 3 e 4 assinado por Abreu Capitão Bernardo aos 19 e 21 de Abril deste ano, a que o Jornal Apostolado Angola teve acesso, os membros António Ludiabana e Costa Yowani, secretário geral e vice presidente respectivamente, encontram-se suspensos por condutas indecorosas perante os órgãos competentes do partido, em quanto decorrem os processos de inquérito que pesam sobre os mesmos. Escuta o audio da entrevista.
Repórter Delgado Teixeira