O Candidatura à Presidência no 5° Congresso Ordinário do Partido de Renovação Social (PRS), Gaspar Fernandes, referiu na manhã desta terça-feira, 20 de Agosto, em Conferência de Imprensa, em Luanda, que mostra-se contra a realização do Congresso Ordinário desta formação política aprazada para o mês de Outubro próximo, por entender que houve violação sistemática do Estatuto dos Renovadores Sociais por parte do actual Presidente Benedito Daniel.
O também Secretário-geral do braço juvenil do PRS, denunciou exigir uma desobediência a deliberação do Tribunal Constitucional, por parte da actual liderança do partido.
“Este acto é para denunciar publicamente as irregularidades e os actos ficiosos protagonizados pelo Presidente Benedito Daniel. Prova disto é que ontem fomos impedidos de participar da reunião do conselho político, e o que acompanhamos foi uma situação que saiu fora do controle total” sustentou, destacando que este gesto, demonstra a falta de democracia no PRS.
Gaspar Fernandes, referiu que quase foi agredido fisicamente por membros do conselho político, a que afirma serem apoiantes da candidatura de Benedito Daniel.
“O actual Presidente e Candidato a sua própria sucessão ordenou que me expulssassem da sala de conferências aquando da reunião do comitê nacional. Querem a todo o custo convocar o congresso para o próximo mês de Outubro, contrariando as recomendações do acórdão 880/24 do Tribunal Constitucional” assegurou.
O Jovem Político revelou que esta data para a realização do conclave dos Renovadores Sociais, pretende somente afasta-lo da corrida, por perspectivar que o suposto entrave na aprovação da sua candidatura, seria o facto de não ter no mínimo quinze anos de militância, exigência esta que augura que seja completada em Novembro, daí a razão de se pretender convocar um mês antes deste período.
“Tão logo terminamos com este processo de provas sobre a violação que aqui vos falo, vamos apresentar aos órgãos afins, no caso o Tribunal Constitucional” vincou.
A Rádio Casimiro, Rui Malopa, Secretário Geral do PRS, refutou todas as acusações, alegando que o Candidato Gaspar Fernandes não reúne os requisitos necessários para concorrer ao cadeirão máximo do partido, e que por isto a sua candidatura foi chumbada.
Garantiu ser inverdades as informações segundo as quais de que o Jovem Político teria sido impedido de participar do encontro do Conselho Político.
Avançou ainda que o 5° Congresso Ordinário será realizado de 1 à 3 de Outubro próximo.
Benedito Daniel e Sapalo António são os únicos candidatos aptos ao conclave.
Repórter Delgado Teixeira