GOVERNADOR INCENTIVA EMPRESÁRIOS A INVESTIR EM BENGUELA

Luís Nunes fez estas declarações à Televisão Pública de Angola (TPA), reagindo à visita do Presidente João Lourenço e dos seus homólogos da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e da Zâmbia, Hakainde Hichilema, à cidade do Lobito, por ocasião da efectivação do contrato de exploração do Corredor do Lobito pelo consórcio Lobito Atlantic Railway.

O governador considerou o Corredor do Lobito como o principal centro logístico do país, e apontou algumas potencialidades da província na agricultura, pesca e produção de sal, em que o empresariado pode investir para exportar para os país vizinhos sem acesso ao mar.

“Apelamos ao empresáriado nacional para investir na província porque temos tudo para dar certo”, afirmou Luís Nunes.

O consórcio Lobito Atlantic Railway, vencedor do concurso internacional, no dia 4 de Novembro de 2022, é composto pelas empresas Trafigura, Vecturis e Mota Engil.

Tem a responsabilidade da transportação das cargas pesadas e da manutenção das infra-estruturas do Caminho de Ferro de Benguela (CFB).

Por seu turno, o CFB vai encarregar-se do transporte de passageiros e de cargas mais leves.

O Corredor do Lobito atravessa a África Austral e afirma-se como um dos principais eixos de circulação de matérias-primas, produtos e mercadorias, não apenas dentro dos países que atravessa, mas também pela conexão que estabelce com o mercado mundial, através do Porto do Lobito, que assegura uma elevada percentagem no volume do comércio internacional de toda a sub-região.

Publicações Relacionadas

ENCERRADAS OPERAÇÕES DE BUSCAS POR VÍTIMAS DO NAUFRÁGIO NA ILHA DE LUANDA

ANGOLA E BRASIL QUEREM RELANÇAR COOPERAÇÃO NO SECTOR PRODUTIVO

PALANCAS NEGRAS EMPATAM COM SUDÃO E ENCERRAM APURAMENTO PARA CAN SEM DERROTAS

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais