Segundo Cármen Dias dos Santos Presidente da Liga dos Veteranos de Guerra de Libertação de Angola (LIVEGA), o momento é de trabalho para se valorizar os antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.
“O que aprendi é que o nosso órgão de tutela, não ajuda, não abre portas e nem dá ouvidos aos nossos problemas, mais tudo vamos fazer para melhorar a vida dos nossos associados” referiu.
Por outro lado, Cármen disse que, pretende trabalhar na base da confiança e transparência com o estado.
“Será difícil mais vamos trabalhar, na preservação da historia, caminhadas e visitas as instituições militares, reconhecer os túmulos e reconhecer a consciências patriota dos mais velhos, sendo assim não podemos permitir que a historia desapareça” disse a presidente da LIVEGA Cármen Dias dos Santos.
Já o Deputado do MPAL Álvaro de Boa Vida Neto, fez saber que a libertação dos países africanos só foi possível porque houve gerações que fizeram melhor para os seus povos.
“Foi derramado sangue e perdas de vida, para que os povos e terras fossem libertados, tudo isto é fruto do suor de uma geração, que hoje são os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria”.
Para o politico do partido no poder MPLA, é lamentável a forma como muitos Antigos Combatentes vivem, sem valorização, mais Boa Vida Neto diz que ainda a tempo para se corrigir o facto.
“Temos uma visão dinâmica e porque eles estão presente na história e na construção e desenvolvimento do país. Mais nunca é tarde para se dignificar e dar a merecida atenção por parte do estado e da sociedade no geral”. Disse o político do MPLA.
Entretanto em representação ao Secretário de Estado do Antigos Combatente e Veteranos da Pátria, esteve presente José Tchissola – Secretario Nacional para Área Social dos Antigos Combatentes. Que na ocasião referiu que a sensibilização e valorização dos Antigos Combatente não é só missão do estado, mais de todos cidadãos.
“A LIVEGA como instituição de utilidade pública, deve criar programa e politica sócias para os seus membros, sem ver a cor partidária, mais com vontade colectiva de todos membros”. Repórter Adão dos Santos. Escuta áudios desta actividade.