A Missa do jubileu de ouro de ordenação Episcopal de Dom Zacarias Mamuenho, tem lugar na arquidiocese do Lubango sob presidência De Dom José Manuel Imbamba.
O presidente da CEAST e arcebispo de Saurimo reconheceu , na homilia, as qualidades humanas que Dom Zacarias Camuenho vem demonstrando ao longo dos 50 anos.
Para Dom Imamba ,o homenageado é uma referência incontornável e um património histórico vivo da igreja e de toda nação.
Dom Zacarias Kamwenho , arcebispo-emérito de Lubango e activista da Paz. Ele teve um papel relevante no processo de paz que conduziu ao fim da guerra civil de Angola.
A 10 de agosto de 1975 foi promovido a bispo titular e residencial de Sumbe, assumindo a Diocese de Sumbe.
A 12 de novembro de 1995 foi colocado como arcebispo coadjutor com direito a sucessão na Arquidiocese de Lubango, tendo, a 15 de janeiro de 1997, sido nomeado titular da mesma arquidiocese pelo Papa João Paulo II, assumindo as funções em Lubango a 2 de fevereiro de 1997.
A 6 de setembro de 2009, após ter completado 75 anos de idade, recebeu o
título de Arcebispo-emérito de Lubango, sendo o seu sucessor na Arquidiocese de Lubango, Dom Gabriel Mbilingi.
Em 2001 foi um dos laureados com o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, atribuído também a Nurit Peled-Elhanan (Israel) e a Izzat Ghazzawi (Palestina).
Foi o primeiro religioso e o segundo laureado de expressão portuguesa, depois de Xanana Gusmão, e o segundo africano, depois de Nelson Mandela, a receber o Prémio Sakharov.