As Conferências Episcopais da África Austral estão reunidas desde segunda-feira, 6, com término previsto para 9, de Maio em Pretória, Capital da África do Sul, para uma acção formativa que decorre sobre o lema “fortalecendo a colaboração para a paz e dafesa da justiça nos países afectos a Associação dos Bispos para África Austral (IMBISA), que engloba Angola, Botwana, Namíbia, Moçambique, Lezoto, São Tomé e Príncipe, Esuatine e África do Sul.
A agenda visa criar estratégias para consolidar as questões de Justiça e Paz cujos os desafios serão discutidos, com a participação de todos os respectivos representantes das comissões episcopais.
Os temas a serem descuidos passam pelas questões de advocacia entre a igreja e outros organismos da região, compreender as relações entre estado e a igreja nas democracias modernas, as mudanças necessárias em volta dos desafios do continente e por último as estratégias e impacto das Comissões de Justiça e Paz, junto dos países na prevenção da violência eleitoral.
As actividades estão a ser coordenadas pelo responsável da IMBISA para a Justiça e Paz, Bispo Dom Juliasse Sandramo.
A representante de São Tomé e Príncipe, Lurdes Viegas Pires dos Santos, que considera o evento muito proveitoso, para poder colher muitas experiências para a sua implementação no seu país.
No último dia serão publicados os resultados e as acções conjuntas das Comissões de Justiça e Paz ao nível da região.