CENSO PILOTO POPULACIONAL COMEÇA HOJE EM SETE PROVÍNCIAS DO PAÍS

 

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), com este censo, que terá lugar nas províncias de Bengo, Bié, Kuando Kubango, Cunene, Luanda, Lunda-Norte e Uíge, a população angolana poderá atingir mais de 34 milhões de habitantes.

De acordo com INE o censo será útil para o acompanhamento e avaliação da estratégia de combate a pobreza, bem como a produção de indicadores que permitam avaliar os progressos realizados no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

O Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) prometeu apoiar Angola, do ponto de vista técnico e logístico, o que vai permitir saber o número de habitantes e as características sócio-culturais de cada grupo, com a respectiva faixa etária.

Refira-se que em 1983 houve uma tentativa de realização do primeiro censo populacional de Angola Independente, mas este fracassou devido ao contexto político na época.

Em 2014 foi possível conhecer a população total de Angola, que era de 24,3 milhões de habitantes, sendo 11,8 milhões do sexo masculino (48%) e 12,5 milhões do sexo feminino (52%).

Segundo os dados anteriores, a província de Luanda é a mais populosa, com 6,5 milhões de residentes, o que corresponde a 27% do total do País.

Pelo contrário, a província do Bengo, com 351 579 habitantes, é a menos populosa do País.

Luanda é a província com maior densidade populacional (347.6 habitantes por Km2), enquanto Kuando Kubango é a que regista uma densidade populacional mais baixa (2.6 habitantes por Km2).

Os dados divulgados pelo INE de Angola mostram ainda que 62% da população reside em áreas urbanas.

Publicações Relacionadas

ENCERRADAS OPERAÇÕES DE BUSCAS POR VÍTIMAS DO NAUFRÁGIO NA ILHA DE LUANDA

ANGOLA E BRASIL QUEREM RELANÇAR COOPERAÇÃO NO SECTOR PRODUTIVO

PALANCAS NEGRAS EMPATAM COM SUDÃO E ENCERRAM APURAMENTO PARA CAN SEM DERROTAS

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais