De 13 a 15 de Outubro, o Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, efectuará uma visita oficial a Angola, a convite do Presidente João Lourenço.
Em Luanda, o Presidente Biden vai reunir-se com o Chefe de Estado angolano, para discutir uma maior colaboração em prioridades partilhadas.
O Corredor do Lobito, seu pleno desenvolvimento e expansão, será uma das grandes prioridades nas conversações entre as delegações presidenciais de Angola e Estados Unidos da América.
Prevê-se igualmente a abordagem da necessidade do reforço da segurança climática e a transição para energias limpas. A paz e a segurança vão também ocupar os dois Presidentes.
O ponto mais alto da visita de Joe Biden a Angola será o encontro entre os dois Chefes de Estado onde vai ser abordada a cooperação bilateral baseada nos interesses prioritários e mútuos de ambos países, incluindo o aprofundamento das parcerias que mantêm as empresas competitivas e a protecção dos direitos dos trabalhadores assegurados.
O documento assinala, ainda, que esta visita representa a evolução da relação entre Angola e EUA e demonstra o compromisso daquele país em continuar a apoiar os parceiros africanos e resolver desafios conjuntos.
Recorde-se que Angola acolherá, igualmente, em 2025 a Cimeira de Negócios EUA-África.
Fonte: SECRETARIA DE IMPRENSA | PALÁCIO PRESIDENCIAL EM LUANDA, 24 DE SETEMBRO DE 2024.