A Câmara de Comércio e Indústria Angola Moçambique (CCIAM), e o Fundo de Garantias de Crédito (FGC), firmaram na tarde desta terça-feira, 10 de Setembro, na Sala de Conferências Sumbe, do Hotel Fórum em Luanda, uma parceria estratégica que visa financiar os associados desta instituição empresarial via banca através do Fundo.
A Presidente da CCIAM em declarações à imprensa garantiu que este encontro visa apresentar aos associados desta organização, os programas e projectos de financiamento via linha de crédito levadas a cabo pelo Fundo de Garantias de Crédito no âmbito das suas responsabilidades económicas ou financeiras.
“Esta parceria estratégica vai permitir que os nossos associados sejam financiados via Fundo de Garantias de Crédito. Hoje ficamos a saber que é possível sermos financiados, e é uma mais valia porque eles têm produtos que são ferramentas essenciais que nos permitem dar primeiros passos na agricultura através de uma instituição financeira” assegurou.
Célia Cipriano avançou ainda que no cômputo geral a organização que dirige está saudável, e com perspetivas de na segunda quinzena de Novembro deste ano, proceder o lançamento oficial da câmara em Moçambique, e que muitos associados locais com iniciativa de investigação nos dois países mostram-se expectantes.
Adão Manuel, Presidente da Cooperativa Tukaletu, na qualidade de associado do CCIAM, frisou que saiu deste encontro mais esclarecido sobre os procedimentos a seguir, para que um ente empresarial seja financiado no âmbito dos programas do FGC.
Katyiali Júlio, Empresário e Vice Presidente da CCIAM para área Política, referiu que esta parceria é uma mais valia na medida em que os associados ao invés de serem financiados pela banca directamente, agora podem fazê-lo via Fundo de Garantias de Crédito, tendo realçado que com esta parceria as contrapartidas exigidas pelos Bancos Comerciais vai reduzir satisfatoriamente “para o agrado dos associados”.
A Directora Comercial do Fundo de Garantias de Crédito, Márcia José, avançou que o encontro serviu para difundir informação sobre os programas e actividades desenvolvidas pelo FGC, e que dentro das suas cinco linhas de financiamento têm uma cobertura de até 80%, apoiando os sectores primários, secundários e terciários.
Repórter Delgado Teixeira