BISPO DA GANDA PREOCUPADO COM A VANDALIZAÇÃO DE BENS PÚBLICOS

O bispo da Diocese da Ganda, na província de Benguela, Dom Estêvão Binga, apelou, no município da Catumbela, às famílias a trabalharem na educação das crianças, adolescentes e jovens, para a preservação dos bens públicos colocados à disposição de todos.

Durante a missa de acção de graças, que marcou a visita pastoral do bispo àquele município e a celebração do 14.º Domingo do Tempo Comum, a que participaram mais de oito mil fiéis, o prelado católico disse que a vandalização de bens públicos, sobretudo pelos jovens, tem causado enormes prejuízos às comunidades e aos cofres do Estado.

Dom Estêvão Binga disse que a Igreja Católica olha, igualmente, com preocupação para os casos de desacato às autoridades, delinquência, prostituição infantil e juvenil, violação sexual de menores, entre outros actos que em nada contribuem para o crescimento do país e a harmonia entre as famílias.

 

Roubo de objectos sagrados

 

O pároco da igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Benguela, padre Feliciano Epalanga, mostrou-se preocupado com os constantes actos de vandalização e roubo de objectos sagrados de que as igrejas católicas têm sido alvo nos últimos tempos.

 

Segundo o sacerdote, recentemente indivíduos não identificados roubaram objectos sagrados da igreja de Nossa Senhora de Fátima. Actualmente, disse, operações de buscas estão a ser desenvolvidas pela Polícia Nacional para a recuperação dos objectos e a responsabilização criminal dos implicados.

 

A sequência de assaltos às igrejas católicas, disse, tem crescido, facto que está a preocupar a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e, de forma particular, a Diocese de Benguela. Por este motivo, apelou aos cristãos e às comunidades a se manterem vigilantes, para que situações do género não voltem a acontecer, assim como promover acções de sensibilização das famílias para reforçar a cultura de preservação do património da Igreja.

Publicações Relacionadas

ENCERRADAS OPERAÇÕES DE BUSCAS POR VÍTIMAS DO NAUFRÁGIO NA ILHA DE LUANDA

ANGOLA E BRASIL QUEREM RELANÇAR COOPERAÇÃO NO SECTOR PRODUTIVO

PALANCAS NEGRAS EMPATAM COM SUDÃO E ENCERRAM APURAMENTO PARA CAN SEM DERROTAS

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais