ASSOCIAÇÃO PARA CIDADANIA E ENSINO DE QUALIDADE DISTINGUE E HOMENAGEIA AGENTES DA EDUCAÇÃO E CULTURA COKWE.

O Presidente desta associação refere que é chegado o momento de se passar a olhar para a figura do professor, numa perspectiva de realce “o professor é a fonte de onde todas as profissões bebem, e se o professor falha, não tens qualidade em nenhuma profissão” justificou, acrescentado que a junção da cultura Cokwe como uma das homenageadas também nesta gala, é a “humilde” contribuição da Acequa para a afirmação da Angola idade e dos seus povos.

 

Rafael Aguiar acredita que a premiação destes profissionais se reveste de uma importante iniciativa, e que vai indiretamente estimular a qualidade no seio desta classe.

“Pensamos nós, vamos também reconhecer os professores das comunidades, e para isto precisamos inverter a pirâmide de que não só os juristas, economistas e tantos outros que merecem ser distinguidos” frisou.

 

António Pacavira, Professor de carreira e Presidente da Associação Nacional do Ensino Particular (ANEP) foi o primeiro a receber a distinção, e não deixou de se mostrar feliz pela premiação, bem como louvar a iniciativa desta organização.

“Ser indicado para receber esta homenagem é uma grande honra para qualquer profissional, e para nós como educadores se reveste de uma total importância porque afinal os nossos esforços são visíveis” disse, augurando que acções como estás que reconhecem o comprometimento destes profissionais devem ser multiplicadas.

 

Foram ainda destinguidos a Vice Presidente e o Secretário Geral do Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF) Ermínia do Nascimento e Ademar Jinguma respectivamente e o jovem Luís da Solidão como Melhor Estudante do ano 2022 “é um sentimento de alegria por saber que também sou reconhecido, mas aproveito para frisar que o prémio não é só para mim, mas sim para todos aqueles estudantes que se dedicaram aos estudos no ano passado” referiu.

 

A primeira edição desta gala rendeu homenagem também a Cultura Lunda Cokwe, e contou com actuações de Sandra Nhakatolo, Grupo de dança Turma do Futuro, Coro da Aceque e a degustação de kitutes do Povo Cokwe.

 

Repórter Delgado Teixeira

Publicações Relacionadas

ENCERRADAS OPERAÇÕES DE BUSCAS POR VÍTIMAS DO NAUFRÁGIO NA ILHA DE LUANDA

ANGOLA E BRASIL QUEREM RELANÇAR COOPERAÇÃO NO SECTOR PRODUTIVO

PALANCAS NEGRAS EMPATAM COM SUDÃO E ENCERRAM APURAMENTO PARA CAN SEM DERROTAS

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais