A PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL CAROLINA CERQUEIRA, ENCONTRA-SE EM BRASÍLIA.

À sua  chegada, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, Carolina Cerqueira, que se faz acompanhar dos deputados Ângela Bragança, Virgílio Tchyova e Américo Chivukuvuku, foi recebida  pelo embaixador de Angola no Brasil, Manuel Bravo.

 

Segundo uma nota de imprensa chegada à ANGOP, em Luanda, o programa das comemorações do bicentenário do Senado do Brasil inicia-se esta segunda-feira (25) com  a abertura do seminário internacional “Democracia e Novas Tecnologias: Desafios na Era Digital”.

 

No mesmo dia, no período da tarde, realiza-se uma sessão  solene  no Plenário do Senado Federal, seguida de um espetáculo artístico e musical denominado “Senado 200 anos: Uma Jornada histórica rumo ao futuro”.

 

À margem das comemorações do bicentenário do Senado brasileiro, a agenda da presidente do Parlamento angolano contempla ainda um encontro com Rodrigo Pacheco, líder do Senado brasileiro, e reuniões  com outras entidades brasileiras e estrangeiras presentes no evento.

 

O evento vai também contar com as presenças dos líderes parlamentares de Moçambique, Cabo Verde e de países da América do Sul.

 

Em 2023, o Presidente brasileiro, Luís Inácio da Silva, visitou o Parlamento angolano acompanhado por uma delegação de senadores e deputados que mantiveram conversações com os homólogos angolanos em vários domínios da cooperação parlamentar.

 

Angola e Brasil mantêm relações político-diplomáticas desde a Independência nacional angolana, proclamada a 11 de Novembro de 1975.

 

No âmbito da parceria estratégica entre os dois países, existem 70 projectos de cooperação bilateral.

 

Por meio do  Grupo de Amizade e Solidariedade Parlamentar Angola/Brasil, criado em 2022, os dois países procuram imprimir um maior dinamismo no intercâmbio entre os seus órgãos legislativos.

 

O objectivo é contribuir para o fortalecimento das relações bilaterais, na perspectiva do relançamento dos laços de solidariedade e de irmandade entre os dois países.

 

A cooperação entre Angola e Brasil começou a desenhar-se, a 11 de Junho de 1980, com a assinatura do Acordo de Cooperação Económica, Científica e Técnica.

 

No âmbito desse acordo, os dois países desenvolveram a  cooperação bilateral nas áreas da Saúde, da Cultura, da Administração Pública, da Formação Profissional, da Educação, do Ambiente, do Desporto, da Estatística e da Agricultura.

 

O Brasil foi o primeiro país do mundo a reconhecer a Independência de Angola, logo após a sua proclamação, pelo Presidente António Agostinho Neto.

Publicações Relacionadas

ENCERRADAS OPERAÇÕES DE BUSCAS POR VÍTIMAS DO NAUFRÁGIO NA ILHA DE LUANDA

ANGOLA E BRASIL QUEREM RELANÇAR COOPERAÇÃO NO SECTOR PRODUTIVO

PALANCAS NEGRAS EMPATAM COM SUDÃO E ENCERRAM APURAMENTO PARA CAN SEM DERROTAS

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais