14.ª ASSEMBLEIA DA UIP ENCERRA COM BALANÇO POSITIVO.

A 147.ª Assembleia da União Interparlamentar (UIP), que decorreu de 23 a 27 do mês corrente, teve um balanço positivo, considerou, sexta-feira, em Luanda, a deputada e porta-voz do evento, Idalina Valente.
A 147.ª Assembleia da UIP, que decorreu sob o lema “A Acção Parlamentar para a Paz, a Justiça e Instituições Fortes”, reuniu mais de mil delegados de todo o mundo.

O certame, que debateu e analisou vários temas da actualidade, culminou, esta sexta-feira, com a eleição da deputada da tanzaniana, Tulia Ackson, ao cardo de presidente da UIP, que vai dirigir os destinos desta organização mundial, nos próximos três anos.

Tulia Ackson é a 31.ª presidente da UIP e a primeira mulher africana na liderança desta organização.

Contudo, é a segunda vez que um país de expressão portuguesa organiza essa reunião, sendo que a última vez ocorreu há 63 anos, no Brasil.

A UIP é, actualmente, o principal interlocutor parlamentar das Nações Unidas e leva a voz dos parlamentos aos processos de tomada de decisão das Nações Unidas, apresentando regularmente as suas resoluções na Assembleia Geral, realizando declarações, participando em debates e organizando reuniões parlamentares sobre os temas principais da agenda da ONU.

É considerada como a organização política internacional pioneira, conta com mais de 170 parlamentos nacionais afiliados e 12 Assembleias parlamentares regionais associadas.

Publicações Relacionadas

ENCERRADAS OPERAÇÕES DE BUSCAS POR VÍTIMAS DO NAUFRÁGIO NA ILHA DE LUANDA

ANGOLA E BRASIL QUEREM RELANÇAR COOPERAÇÃO NO SECTOR PRODUTIVO

PALANCAS NEGRAS EMPATAM COM SUDÃO E ENCERRAM APURAMENTO PARA CAN SEM DERROTAS

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais